Páginas

domingo, 26 de setembro de 2010

Lady Gaga


Lady Gaga, nome artístico de Stefani Joanne Angelina Germanotta (Nova Iorque, 28 de março de 1986), é uma cantora e compositora de pop, dance e eletrônica dos Estados Unidos, a artista mais premiada da cerimônia do MTV Video Music Awards 2010, com oito estatuetas, acumulando 11 astronautas de prata, e vencedora de dois Grammy Awards em apenas dois anos de carreira. Depois de ter sido contratada e logo despedida da Def Jam Records aos 19 anos de idade, começou a se apresentar no cenário musical de rock no sudeste da cidade de Nova Iorque. Durante este período, trabalhava para a gravadora Interscope Records como compositora para artistas conhecidos, incluindo Akon, que, depois de ouvir Gaga cantar, convenceu o presidente da Interscope Jimmy Iovine a contratá-la para um acordo musical entre a gravadora e a de Akon, a Kon Live.
Lançado em 19 de agosto de 2008, seu álbum de estreia, The Fame, alcançou o número um no Reino Unido, Canadá, Áustria, Alemanha e Irlanda, e alcançou o top-ten mundial em vários países; nos Estados Unidos, atingiu o número dois na Billboard 200. Os dois primeiros singles, "Just Dance" e "Poker Face", co-escrito e co-produzido com RedOne, se tornaram grandes sucessos internacionais, no topo da Billboard Hot 100 nos Estados Unidos. O álbum ganhou mais tarde um total de seis indicações aos Grammy Awards e ganhou prêmios de Melhor Albúm de Eletrônica/Dança. No início de 2009, ela embarcou em sua primeira turnê, The Fame Ball Tour. No quarto trimestre do ano, ela havia lançado seu segundo álbum de estúdio The Fame Monster, com os singles de "Bad Romance", "Telephone", "Alejandro" e "Dance in the Dark" e embarcou em sua segunda turnê do ano, The Monster Ball Tour.
Musicalmente, Gaga é inspirada por cantores e grupos de glam rock como David Bowie e Queen, e por cantores de pop dos anos 1980 como Cher, Cyndi Lauper, Freddie Mercury, Madonna e Michael Jackson.[2] Ela também é inspirada por moda, o que ela diz ser essencial para suas composições e apresentações, e apoia a comunidade gay ao creditá-los por seu sucesso inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário